Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Casa da Cabrita

A saga da (recente) maternidade, da (não tão recente) emigração, de uma relação intercultural e do caos que é viver entre Portugal e a Alemanha.

A Casa da Cabrita

A saga da (recente) maternidade, da (não tão recente) emigração, de uma relação intercultural e do caos que é viver entre Portugal e a Alemanha.

Turistando #7 - Potsdam

Rita, 02.08.15

Potsdam é uma pequena cidade a cerca de 30km de Berlim. Foi a residência oficial dos reis da Prússia e, no século XIV, tornou-se o centro da ciência na Alemanha. Para terem uma pequena noção, nesta pequenita cidade existem cerca de 30 institutos de investigação. Apesar de pequenina, tem muito que se ver. Começamos por uma pequena viagem de autocarro pela cidade onde vimos as principais atracções: o Brandenburg Gate (muito semelhante ao Brandenburg Tor, mas mais antigo e pequeno), a Glienicke Bridge (a ponte mais famosa de Potsdam e a que os espiões usavam, durante a Guerra Fria, para alcançar Berlim), o Old Town Hall, entre outros. Depois seguimos para a maior atracção de Potsdam, o palácio de Sanssouci. Este é o antigo palácio de Frederico o Grande, rei da Prússia. Visitámos a pequena área acessível ao público que inclui a sala de visitas, o quarto do rei, os quartos dos convidados, a biblioteca e o quarto de música. O que eu mais gostei foi o quarto da música. Ainda tinha os instrumentos originais (ou dizem eles que são) e consegui mesmo imaginar o rei a tocar flauta para todos os seus convidados. Novamente, como em todos os palácios que tenho visitado, tentei imaginar realmente as pessoas a viver ali. E continua a fazer-me comichão o facto de, para chegar ao último quarto de convidados, ter que passar pelos outros todos. Mas isto seria mesmo assim ou sou eu a única tonta que não percebe nada disto? Então o rei convidava alguém e dizia "Olhe o seu quarto é o último, tente bater à porta de todos só para não ver coisas que não é suposto. Já que vai de passagem, deixe estas toalhas no quarto X"? Uma das curiosidades mais caricatas deste rei é que deixou em testamento que queria ser enterrado junto aos seus cães, porque eram a coisa que mais amava, para além da música. Questionava-se (e muito!) a sua sexualidade. A nossa guia garantiu-nos que ele gostava de mulheres, só não gostava da dele. Mas pronto, o facto de nunca ter tido filhos, e querer ser enterrado com os cães tem muito que se lhe diga... Depois da visita, voltámos para o autocarro, demos outra voltinha pela cidade e regressámos a Berlim. Vale muito a pena ir a Potsdam, tem mais do que a maioria pensa e é um dia muito bem passado. 

 

IMG_20150802_124855.jpgTraseiras do Palácio de Sanssouci

 

IMG_20150802_124505.jpgEsta coisita pequenita? É só um suporte para plantas.

 

IMG_20150802_124919.jpg Panorâmica (com muito pouca qualidade) dos jardins do palácio de Sanssouci.

  

IMG_20150802_124808.jpgAté breve, Potsdam! 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.